«

»

Nov 21

SongDoro copiando a idéia e ajudando a divulgar

O amigo Daniel Wildt, escreveu a algum tempo, acredito que a idéia tenha sido dele, sobre SongDoro, a idéia básica é misturar Pomodoro com Power Songs.

Acho que a técnica Pomodoro vocês já conhecem ou já devem ter ouvido falar, mas segue um resumo muito simplista, se quiserem posso escrever mais sobre o assunto, é só pedir nos comentários.

O objetivo é ajudar a se focar em uma tarefa, daquelas que dependem só de você, mas todos sabem que não é possível se concentrar por muito tempo sem ficar muito cansado, então a proposta é utilizar um timer simples, pode ser um relogio de cozinha, e trabalhar por 25 minutos (um pomodoro) ininterruptamente em uma tarefa qualquer, se houver alguma interrupção o pomodoro é abortado e não é contado.

Depois deste tempo de 25 minutos focado em uma única tarefa, você tem direito a um intervalo de 5 minutos marcado no mesmo timer :D

Se você usa um celular Nokia, fiz até uma aplicação para ajudar nisto, o nome é Mobile Pomodoro. Mas falar dela não é o objetivo deste post.

Mesmo com o timer, as vezes é difícil de se focar por causa de algum barulho ou de conversas por perto, então utilizando a ideia do Power Song, e a ideia de trabalhar ouvindo musica, coisa que muita gente já faz, e acho que muitos já perceberam que da mais motivação, tanto para o trabalho quanto para correr ou fazer outros exercícios, principalmente se esta música esta vindo de um fone de ouvidos, e você não esta ouvindo mais nada, apenas a musica.

Então, misturando as duas ideias, surgiu a ideia do SongDoro.

Em vez de utilizar um timer para contar o tempo, utilize uma playlist no music player de sua preferência.

Monte uma playlist de 30 minutos, 20 minutos com músicas agradáveis mas não muito paradas para dar ânimo para o trabalho, uma power song nos próximos 5 minutos e nos últimos 5 minutos uma música mais calma para diminuir o ritmo e poder começar tudo de novo.

Uma ideia é não incluir esta última musica na playlist, desta forma ela vai te avisar quando terminou o pomodoro e você pode levantar para tomar um café.

Eu prefiro montar duas ou três playlists com 30 minutos e tocar os dois ou três pomodoros seguidos, e fazer um intervalo maior logo depois, mas isto já é uma distorção na técnica que me agrada mais.

Um exemplo de SongDoro que uso no grooveshark é este.

No meu itunes tem mais uma música no final: Por quem cantam os cardeais, mas não encontrei esta la no grooveshark.

Uma coisa importante é que eu uso Rock&Roll e suas variações, mas vocês podem utilizar qualquer estilo que gostem, eu tenho algumas playlists montadas apenas com Matanza por exemplo :D

Bom, eu gostei da ideia e só tenho a agradecer ao Daniel Wildt por ela, acredito que tenha sido ideia dele mesmo, se não foi, foi por ele que conheci, e isto me ajuda bastante a aumentar a produtividade em momentos em que preciso de mais foco.

Bom, espero que a ideia seja útil para mais alguem.