«

»

Jan 13

Quick Review – Windows Mobile 6.5


A garantia do meu celular ja esta terminando, então finalmente achei que valia a pena instalar uma ROM não oficial no meu P3301[bb], já que isto viola a garantia :D

Procurei um pouco no forum.xda-developers.com e encontrei uma ROM com windows mobile 6.5 para o meu HTC Artemis, instalei a Original Microsoft Edition (sim, eu sei que não foi uma atualização oficial feita pela MS, até por que eles não liberam atualizações, apenas o fabricante do celular pode fazer isto).

Bom, o que eu tenho a dizer é que o WM 6.5 esta realmente muito melhor que o 6.0 (que eu tinha antes no celular).

A tela inicial (Chamada de Titanium se não me engano) ficou bem legal. Poderia ser mais costumizável, mas ficou legal, e com certeza é criativa e foge bastante dos dois padrões existentes atualmente (estilo iPhone com botões e estilo Android[bb]/HTC[bb] com muitas informações, widgets e páginas).

O menu “Honey Comb” ficou espetacular, é impossível abrir a aplicação errada com este formato de menu, só não gostei do tempo que se leva para organizar manualmente as aplicações, mas pelo menos agora é possível, o que antes não era …

O Windows Marketplace é um completo fiasco, não tem nada la, deve ter no máximo umas 40 aplicações …

O Internet Explorer parece bem mais rápido, e o esquema de zoom e navegação em tela cheia desta nova versão ficou beem legal …

O Media Player Mobile também melhorou, mas não foi nada que realmente chame atenção.

O PIM melhorou bastante, mas não tem nenhum recurso novo excepcional, ja que na minha opinião o anterior não tinha nada faltando (Isto inclui os aplicativos de contatos e calendário).

Não sei se é um problema com a ROM que instalei ou com o WM 6.5, mas na configuração de o que cada botão vai fazer eu posso configurar ações para os botões 1, 2, 3, 5, 6, 6(Hold), é isto ai, ta faltando o botão 4 na lista. Mas isto não chega a ser grave.

Uma das coisas que mais gostei, é que agora o SO todo é “finger friendly”, provavelmente por causa da onda de iPhones e Androids e de todo o esforço dos fabricantes para melhorar a interface do WM. Se bem que não tem disculpa para o 6.0 não ser assim, já que já existia o iPhone[bb] quando lançaram o WM 6.0 …

No geral, a performance do PDA/celular melhorou muito com esta nova ROM, não sei o que exatamente causou isto, se foi a versão nova do windows mobile, se é a quantidade de memória livre, mas agora estou bem mais feliz com o meu smartphone[bb] :D

PS.: se algum usuário de windows mobile estiver com medo de atualizar a ROM, é só seguir os passo a passo encontrados no forum.xda-developers.com que fica tudo tranqüilo, tem até instruções de como fazer backup da ROM original para uma possível restauração em caso de problemas :D
Se quiserem um passo a passo em português aqui no blog é só pedir nos comentários …