Brain Hack – Trabalho remoto e produtividade

Atualmente eu estou digamos assim, apaixonado por trabalho remoto, estou trabalhando desta forma desde dezembro de 2013, ou seja já deu tempo de aprender algumas coisinhas.

Claro que existem diversos tipos de pessoas, e nada é perfeito, tudo tem vantagens e desvantagens.

A foto do post é de onde estou escrevendo ele hoje, não estou de férias, só resolvi trabalhar uma semana longe de casa.

Na minha opinião esta é uma das vantagens de trabalhar remoto, ou home office, ou chame como quiser, eu não chamo de home office por que não estou sempre em casa.

Existem desvantagens também, uma grande na minha opinião é não ter colegas de trabalho que fazem algo parecido com o que você faz, isto as vezes faz você se sentir sozinho e um pouco perdido.

Eu não trabalho sozinho, tenho um colega desenvolvedor na empresa, mas eu trabalho no Brasil e ele na Europa (muda de pais de vez em quando 😛 ).

Outro ponto negativo é que com menos contato com o seu chefe, ser promovido ou qualquer coisa parecida pode se tornar um pouco mais complicada.

Mas na empresa em que eu trabalho hoje eu não teria muito espaço para promoção mesmo se trabalhasse no escritório, que por acaso fica em New York, e eu nunca fui lá, até estou planejando uma viajem para conhecer meu chefe pessoalmente, mas ainda não fui, só conheço ele via Skype até hoje.

Mas de volta ao assunto do post.

Trabalhando remoto eu consigo ser mais produtivo do que no escritório, tenho menos interrupções, menos pessoas para conversar (sim, mesmo sendo um nerd eu converso com quem estiver por perto 😛 ).

Mas também acontece de as vezes você simplesmente não estar em um bom momento para produzir, um dia que você tem muita coisa para terminar, e não esta conseguindo produzir, neste caso eu uso alguns “brain hacks” para me ajudar.

* uma forma de recuperar o foco é esquecer um pouco do trabalho, eu aproveito que trabalho remoto, cuido os horários de reuniões (sim, eu tenho reuniões), e simplesmente pego meu cachorro e saio pra caminhar em uma praça no meio do dia, relaxo um pouco, e quando volto para o computador com uma xícara de café recém passado, o trabalho flui muito melhor.

* “men sana in corpore sano”, uma variação da técnica acima, que ocupa um pouco mais de tempo, mas é útil em casos mais extremos é fazer um intervalo para exercicios, isto mesmo, no meio do dia, se o trabalho esta estressante demais, ou você não esta conseguindo produzir, troque de roupa e saia para correr, vá na academia, vá nadar, ou qualquer coisa que você goste de fazer, garanto que quando voltar vai conseguir produzir muito melhor. Men Sana in Corpore Sano

* tem aquele dia que tu não consegue produzir, e não esta afim de se mexer muito também, neste caso eu aproveito uma praça que tem atrás do prédio onde eu moro, e faço 10 minutos de meditação. Existem diversos tipos de meditação com propósitos diferentes, e isto fugiria um pouco do foco deste post, mas pode escolher qualquer um, a idéia é parecida com o passeio com o cachorro, só tirar alguns minutos para descansar a cabeça, parecido com ir para o “cafézinho” em um escritório cheio de gente e conversar sobre algo aleatório com qualquer um que estiver lá.

* mude de ambiente, as vezes quando sei que o dia vai ser mais pesado, que tenho muita coisa para fazer, gosto de simplesmente pegar minhas coisas e ir trabalhar fora de casa, em um café, um coworking, etc. Só escolha um lugar que lhe agrade e pronto.

E por último, isto é uma coisa que eu gosto de fazer, mas tem gente que prefere de outra forma, como eu trabalho remoto, eu prefiro não ter horário fixo, eu tenho um contrato para trabalhar um numero fixo de horas por dia, mas não tenho um horário fixo, e mesmo a quantidade de horas é só uma referência, é mais importante eu fazer o que tem que ser feito do que cumprir a quantidade de horas.

Neste caso, eu tiro alguns horários na semana para fazer coisas que me agradam, tipo duas vezes por semana pela manha, eu trabalho por aproximadamente 1h, paro o que estou fazendo, levo meu filho pro Karate, depois volto e continuo trabalhando, mas poderia ser qualquer coisa, fazer uma aula de música, ter um horário alternativo para a academia e pegar todos os equipamentos livres, …

Use sua imaginação e faça com que trabalhar remoto tenha mais vantagens do que desvantagens.

Uma idéia é trabalhar da praia no verão…

Na verdade esta é uma boa idéia, vou procurar um lugar barato pra fazer isto, mando fotos pra quem ta trabalhando todo dia no mesmo escritório 😛